segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Educação Inclusiva

  Escolas de Ensino Regular oferecem o Atendimento Educacional Especializado aos alunos com Deficiencia por meio das salas de recursos multifuncionais.

              Segundo a Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - lançada em 2008 pelo Ministério da Educação - o Atendimento Educacional Especializado (AEE)feito no turno oposto ao da sala regular na própria escola em que o aluno frequenta, ou em outra próxima, deve oferecer recursos pedagógicos de acessibilidade, em que eliminem barreiras e permitam a plena participação dos alunos com deficiência de acordo com suas necessidades específicas em escolas inclusivas e por meio de salas de recursos multifuncionais. Além de contar com jogos pedagógicos, essas salas precisam ser munidas de mobiliário e equipamentos acessíveis. 
E, segundo a Resolução nº 4/2009 do Conselho Nacional de Educação - que determina como deve ser cumprido o Decreto nº 6.571/2009, os alunos com deficiência (auditiva,Intelectual,visual, física, múltipla e/ou surdocegueira),transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação devem ser matriculados nas classes comuns do ensino regular e no AEE ao mesmo tempo.
FONTE: Revista Ciranda da Inclusão
         Ano I - Nº10 
         Setembro de 2010 
         Por: LEANDRA MIGOTTO CERTEZA

2 comentários:

Maria Lucia disse...

Colega gostei muito do que você publicaste, parabens!

Maria Lucia disse...

É isso ai colega, o AEE é uma realidade em nossas escolas, que bom...