sábado, 5 de abril de 2014

Momentos Didático-pedagogicos

           Três Momentos Didático-pedagogicos
  • 1. Metodologia e plano de aula Os 3 (três) momentos didático- pedagógicos na área da surdez AEE e Instrutor Surdo Professores de Classe Surdez Classe Comum Intérprete Educacional LIBRAS3 horas de duração
  • 2. Metodologia / método20 min A Metodologia é o estudo dos métodos ou as etapas a seguir num determinado processo. •Analisar vários métodos. •Captar as teorias de referência.Metodologia •Verificar situações de ensino que levam em conta a escolha pelo bilinguismo. •Apropriada à uma Educação Bilíngue. •Engloba objetivos, conteúdos, teorias numa perspectiva de Educação Bilíngue.Abordagem •Pressupostos teóricos acerca do bilinguismo e do biculturalismo. •Caminho para atingir objetivos inseridos numa Educação Bilíngue. • Engloba atributo visual, bilíngue e bicultural. Método •Material de ensino adequado. •Discussão sobre os procedimentos de ensino. •Seleção de recursos, de materiais didáticos e de atividades pertinentes. Técnica •Preparo do pano de aula .
  • 3. 20 min Procedimentos /didática A didática vem da Primeira necessidade: Discussão entre os expressão grega elementos da ação Τεχνή διδακτική didática sobre o (techné didaktiké) planejamento ou plano de que se pode traduzir aula. como Ver Entrevista com Instrutor arte ou técnica de Surdo sobre planejamento ensinar. [Filme M2U00512] Se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da de determinada teoria pedagógica.
  • 4. Procedimentos /didática20 min Fluxo de criação de plano INICIAR DESENVOLVER REGISTRAR Mobilização da curiosidade Definição das estratégias Seleção e/ou construção que atendam ao aluno Identificação de temas de material adequado Seleção das fontes a serem Contato inicial com fontes Descrição de atividades utilizadas de informação sobre o Delimitação dos assunto momentos didáticos Discussão do plano Elucidação do plano Ver Depoimento com Professor AEE [Filme M2U00520 – 21:15]
  • 5. 20 min Momento didático em LIBRAS Momento Organização Estratégia de Profissionais Didático Didática do Ensino e envolvidos Pedagógico Espaço recursos Momento em LIBRAS (L1) Uso de imagens e de Interações contínuas em AEE Sala de Recursos ou referências que L1. Itinerância Este momento ocorre colaborem com o Uso de recursos visuais diariamente. aprendizado dos (projetos de slides, Instrutor Surdo conteúdos. filmagem, internet) de Mural de notícias, de dramatizações Professor de Classe informes. (literatura, piada surda), Painel de gravuras e de contextualização em Intérprete de LIBRAS fotos sobre tema aula L1 deve ter > ênfase. Não é momento Implica a manutenção Implica no estudo dos Implica que os estanque. de espaço com mural, termos científicos do envolvidos pesquisem maquetes, esquemas, conteúdo em L1 e L2. sobre os assuntos e que Identificação, livros didáticos, DVD, Requer acolhida de haja a definição do organização deste dicionários de consulta. pontos de vista, conteúdo curricular. momento na sala de Itens regularmente liberdade de expressão Implica na identificação aula comum, no AEE e substituídos e /ou dos alunos surdos. das habilidades e em classes. contextualizados. necessidades educacionais específicas dos alunos.
  • 6. Momento didático em LIBRAS exemplos10 min Contar a históriaM2U00519 Filmagem da história(re) contada por Instrutor em L1 euso de desenho animado.M2U00516 Instrução antes da  Atividade de explorar oshistória. alimentos da história M2U00509 Filmagem Atividade de pausar a história . Desenvoltura do instrutor. Atividade da turma após assistir ao instrutor contar a história. O instrutor explora os alimentos que aparecem na história. Ver categoria refrigerante, diferença vitamina e suco.  Perguntar sobre a história M2U00517 Filmagem de perguntas sobre a história e de vivência dos alunos, depois de 05:45. Aproximado início em 18:45 retoma, por exemplo, categoria refrigerante.
  • 7. 20 min Momento didático em Língua Portuguesa Momento Organização Estratégia de Profissionais Didático Didática do Ensino e envolvidos Pedagógico Espaço recursos Momento em Língua Uso de recursos Interações contínuas em AEE Sala de Recursos ou Portuguesa escrita (L2) imagéticos que L2 escrito. Itinerância possibilitem abstrações Uso de ampla estratégia Este momento ocorre de elementos da L2: dos usos da L2 de modo Instrutor Surdo diariamente. Vocabulário pertinente a oferecer variadas aos temas; situações discursivas Professor de Classe Painel de situações visando o uso e a contextualizadas. estrutura da L2. Intérprete de LIBRAS Para a escrita: -Do desenho à palavra - da palavra ao desenho; - Da frase ao desenho - do desenho à frase; - Do texto ao desenho - do desenho ao texto. Para a leitura: - Leitura de ícones, sinais, símbolos e signos linguísticos; - Leitura visual de imagens; - Leitura de texto escrito: texto - frases - palavras; - Datilologia. Não é momento Implica a manutenção Implica desenvolver a Implica que os estanque. de espaço com mural, competência envolvidos pesquisem esquemas, cartazes, gramatical, textual. sobre amplo acesso Identificação, onde os alunos Recursos e estratégias textual [vários formatos] organização deste observem flexões devem envolver a em L2 mediada pela L1. momento na sala de verbais, uso de comparação entre L1 e aula comum, no AEE e preposições, sufixos e L2 para gerar em classes. prefixos. sequências linguísticas Sempre pertinentes aos bem formadas em temas trabalhados e ambas as línguas. regularmente renovado
  • 8. Momento didático em LP exemplos10 min  Pesquisa de  Agrupar em imagens e escrita categorias (fruta, legumes, verdura) M2U00514 Filmagem da seleção M2U00517Ao final, da escrita de de alimentos saudáveis e não- palavras realizaram saudáveis –O diferencial é que correspondência numérica nas nesta continuidade há a inserção categorias. de outras figuras (mais figuras selecionadas, agora, pela professora) e a pesquisa/busca no mural já existente para saber fazer a escrita das palavras  Formar frases M2U00520 Atividade de Depoimento da AEE sobre o construção de frases trabalho com o Instrutor em L2. coletivamente e individualmente. Correção coletiva.
  • 9. 10 min – este tema será alvo outra data Momento didático de LIBRAS Momento Organização Estratégia de Profissionais Didático Didática do Ensino e envolvidos Pedagógico Espaço recursos Momento de LIBRAS Uso de recursos Estudo contínuo da AEE Sala de Recursos ou midiáticos adquiridos LIBRAS. Itinerância fluente Este momento ocorre para Escolas-piloto. Uso de diariamente e em - DVD com referencias visuais, Instrutor Surdo Oficinas. configurações de anotação em língua mãos, fábulas e SignWriting, uso de Professor de Classe literatura infantil em datilologia (alfabeto fluente LIBRAS manual), parâmetros da - Filmadora, projetor de LIBRAS e uso de Intérprete de LIBRAS slides, telão. classificadores. Possuem variados formatos e linguagens: - Oficina em língua de sinais e uso de classificadores – com incremento de imagens (fotos, internet, slides, câmera); - Oficina dramatizada ou teatralizada com recursos cênicos (teatro, filme, internet, câmera) com o uso da experiência de vida do surdo; - Oficina informatizada em língua de sinais (software livre, tablet, notebook, internet) e outros meios de comunicação gráfica com história em quadrinhos, desenhos, jogos e representações. Implica a manutenção Implica no estudo da Implica que os Identificação, de acervo em vídeo LIBRAS e do uso de envolvidos pesquisem organização deste com adaptação de classificadores. sobre a LIBRAS e a momento na sala de histórias para LIBRAS, Requer acolhida de Cultura Surda. recursos e em oficinas teatro Surdo, Piadas vídeo-aulas, animações Precisa ter em classes. Surda. e histórias em sua conhecimento e maioria produzidas pelos fluência próprios instrutores ou na LIBRAS de forma por outros surdos. vivencial.
  • 10. 20 min Atividade de Observação de aula Vejamos trechos pequenos de aula no tema Sistema Monetário. Verifiquemos que os momentos didáticos aparecem em LIBRAS e Língua Portuguesa escrita.  M2U00810 apresentando cédulas e moedas/ trabalhando com dinheiro de verdade  M2U00811 situações-problema / vivências pessoais com dinheiro  M2U00813 recorte de produtos de encarte / comparação de valores / escrita de palavras  M2U00814 produtos que eu posso comprar / trabalho com comparação dos objetos e preços/ datilologia  M2U00815 O mais barato / o mais caro / cálculos somatório
  • 11. Atividade de Experiência 10 minEm Grupo, elaborem um planejamento unindo (ou não) o tema Alimentaçãoe Sistema Monetário listando recursos, estratégias e dando exemplos deatividades em dois momentos didáticos-pedagógicos. Momento didático em LIBRAS Momento Organização Estratégia de Profissionais Didático Didática do Ensino e envolvidos Pedagógico Espaço recursos Momento em LIBRAS Uso de de imagens e Interações contínuas Quais profissionais? (L1) de referências que em L1. ____________________ colaborem com o Uso de recursos visuais Este momento ocorre aprendizado dos de ensino tais como diariamente. conteúdos (que atividades (citar materiais preparar?): __________ básicos do espaço da sala): ________________ Não é momento Implica a Implica no estudo dos Implica que os estanque. manutenção de termos científicos do envolvidos pesquisem espaço com conteúdo em L1 e L2. sobre (especifique as Identificação, (dentro do tema, Requer acolhida de necessidades de organização deste exemplifique objetivos expressão dos alunos pesquisa de cada momento na sala de que combinem com o surdos (exemplifique envolvido): __________ aula comum, no AEE e material): ___________ estratégias para isso): em classes. ______________________
  • 12. Atividade de Experiência 10 min Momento didático em Língua PortuguesaMomento Organização Estratégia de ProfissionaisDidático Didática do Ensino e envolvidosPedagógico Espaço recursosMomento em Língua Uso de recursos Interações contínuas Quais profissionais?Portuguesa escrita (L2) imagéticos que em L2. ____________________ possibilitem abstrações Oferecer variadas de elementos da L2: situações discursivasEste momento ocorre (citar materiais visando o uso e adiariamente. básicos do espaço da estrutura da L2 (que sala): ________________ atividades preparar?): __________Não é momento Implica a Implica desenvolver a Implica que osestanque. manutenção de competência envolvidos pesquisem espaço com gramatical, textual. sobre sobre amploIdentificação, (dentro do tema, Recursos e estratégias acesso textual [váriosorganização deste exemplifique objetivos devem envolver a formatos] em L2momento na sala de que combinem com o comparação entre L1 (especifique asaula comum, no AEE e material): ___________ e L2 para gerar necessidades deem classes. (exemplifique pesquisa de cada estratégias para isso): envolvido): __________ ______________________
  • 13. AgradecimentoCada Grupo deixará o seu plano exposto em painel queserá postado no site “IHA Informa” juntamente aExperiência dos Profissionais filmados [previsão abril/2013]. Agradecemos aos profissionais da E.M. Benjamin Franklin (9ª CRE): Instrutor Surdo Rafael Rosa de Lucas e Professora de AEE Márcia Ferreira de Oliveira. Agradecemos aos pesquisadores do Laboratório de LIBRAS/IHA e Área de Estudo Específico em Surdez da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Agradecemos a Pesquisa em Pós-Graduação em Educação da PUC Rio pelo acompanhamento à pesquisadora Cristiane Taveira e às Colaboradoras Mônica Astuto Lopes Martins, Laura Jane Messias Belém, Sônia Cristina Rocha .
  • 14. Referências BibliográficasSobre MEC/SEESP[adequamos os 3 momentos didáticos-pedagógicos à realidade das Escolas Municipaisdo Rio de Janeiro – Região Sudeste - estamos baseados em pesquisas realizadas peloLaboratório de LIBRAS/IHA]ALVEZ, Carla Barbosa; FERREIRA, Josimário de Paula; DAMÁZIO, Mirlene Macedo. AEducação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue naescolarização de pessoas com surdez. Brasília: MEC/SEESP [Fortaleza]: UniversidadeFederal do Ceará, 2010, v.4 (Coleção Educação Especial na Perspectiva da InclusãoEscolas).SILVA, Alessandra da; LIMA, Cristiane Vieira de Paiva; DAMÁZIO, Mirlene Macedo.Atendimento Educacional Especializado: Pessoa com surdez. São Paulo: MEC/SEESP,2007Outros materiais utilizados:Coletânea de Textos do IHA Informa revisada em formato LivroPublicado em 4 de agosto de 2011, no site IHA Informa.http://ihainforma.wordpress.com/2011/08/04/coletanea-de-textos-do-iha-informa-revisada-em-formato-livro/Disciplina Metodologia do ensino da Libras como L1 e L2, ministrada por Heloise GrippDiniz, Curso de Pós Graduação – especialização em Libras: ensino, tradução einterpretação, Faculdade de Letras,UFRJ (2012.2)
  • 15. Informe final: Conserve os equipamentos de mídia (projetor, telão, filmadora, DVD) destinados às Escolas- piloto de Educação Bilíngue e divulgue a sua produção e as suas experiências por meio do site IHA Informa.Mantenha autorização de imagens dos alunosarquivadas na secretaria da escola.

Nenhum comentário: