Os três Momentos Didático-Pedagógicos
O trabalho pedagógico a ser desenvolvido com alunos surdos de acordo com
Damázio (2005) a SEM deve estar pautados nos três momentos
didático-pedagógicos em um espaço bilíngue para que favoreça o processo
ensino aprendizagem.
Atendimento Educacional Especializado em Libras - objetiva trabalhar conteúdos curriculares da sala de aula comum, afim de garantir uma compreensão melhor das disciplinas oportunizados nas duas línguas. Mas é primordial que o professor do AEE tenha em mãos os conteúdos com antecedência, ou seja antes de ser aplicado na sala comum. Para este trabalho é preciso que o professor do AEE tenha conhecimento da Língua de Sinais, assim haverá uma interação entre professo X aluno. A organização didática desse espaço de ensino implica o uso de muitas imagens visuais e todo tipo de referências que possam colaborar para o aprendizado dos conteúdos curriculares em estudo, na sala de aula comum. Os materiais e os recursos para esse fim precisam estar presentes na sala de atendimento educacional especializado, quais sejam: mural de avisos e notícias, biblioteca da sala, painel de gravuras e fotos sobre temas de aula, roteiro de planejamento, ficha de atividades e outros.
O Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras - busca garantir que o aluno tenha acesso a uma língua, uma vez que muitos surdos não tem. Enriquecer a aprendizagem, favorecendo assim o conhecimento e a aquisição, principalmente de termos científicos. O AEE irá proporcionar a aprendizagem por meio do professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo) que deve organizar suas aulas de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra, para então iniciar o seu trabalho usando muitas imagens visuais e de todo tipo de referência, também é necessário utilizar recursos pedagógicos, tais como: DVDs, livros, dicionários, materiais concretos entre outros.
Atendimento Educacional Especializado de Língua Portuguesa – objetiva desenvolver a competência gramatical e linguística, bem como a textual, para que os surdos sejam capazes de gerar sequências linguísticas bem formadas. Pautado nos princípios legais, o ensino da LÍNGUA PORTUGUESA para surdos deve estar embasado numa metodologia de segunda língua focalizada no estudo nos níveis morfológico, sintático e pragmático, ou seja, o processo de ensinar e de aprender esta língua situa-se na elaboração de textos com coerência. Para tanto, se faz necessário que o AEE de Língua Portuguesa, seja rico em diversidades textuais que garantam a familiaridade do aluno surdo com materiais impressos, buscando a priori significá-los através da Língua de Sinais.
Atendimento Educacional Especializado em Libras - objetiva trabalhar conteúdos curriculares da sala de aula comum, afim de garantir uma compreensão melhor das disciplinas oportunizados nas duas línguas. Mas é primordial que o professor do AEE tenha em mãos os conteúdos com antecedência, ou seja antes de ser aplicado na sala comum. Para este trabalho é preciso que o professor do AEE tenha conhecimento da Língua de Sinais, assim haverá uma interação entre professo X aluno. A organização didática desse espaço de ensino implica o uso de muitas imagens visuais e todo tipo de referências que possam colaborar para o aprendizado dos conteúdos curriculares em estudo, na sala de aula comum. Os materiais e os recursos para esse fim precisam estar presentes na sala de atendimento educacional especializado, quais sejam: mural de avisos e notícias, biblioteca da sala, painel de gravuras e fotos sobre temas de aula, roteiro de planejamento, ficha de atividades e outros.
O Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras - busca garantir que o aluno tenha acesso a uma língua, uma vez que muitos surdos não tem. Enriquecer a aprendizagem, favorecendo assim o conhecimento e a aquisição, principalmente de termos científicos. O AEE irá proporcionar a aprendizagem por meio do professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo) que deve organizar suas aulas de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra, para então iniciar o seu trabalho usando muitas imagens visuais e de todo tipo de referência, também é necessário utilizar recursos pedagógicos, tais como: DVDs, livros, dicionários, materiais concretos entre outros.
Atendimento Educacional Especializado de Língua Portuguesa – objetiva desenvolver a competência gramatical e linguística, bem como a textual, para que os surdos sejam capazes de gerar sequências linguísticas bem formadas. Pautado nos princípios legais, o ensino da LÍNGUA PORTUGUESA para surdos deve estar embasado numa metodologia de segunda língua focalizada no estudo nos níveis morfológico, sintático e pragmático, ou seja, o processo de ensinar e de aprender esta língua situa-se na elaboração de textos com coerência. Para tanto, se faz necessário que o AEE de Língua Portuguesa, seja rico em diversidades textuais que garantam a familiaridade do aluno surdo com materiais impressos, buscando a priori significá-los através da Língua de Sinais.
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