sábado, 5 de abril de 2014

Educação Escolar das Pessoas com Surdez 

A inclusão de surdos na rede regular de ensino trouxe muitas indagações, e é visto a real necessidade de uma mudança de postura da equipe escolar que venha a respeitar a singularidade linguística e cultural das pessoas surdas.
Vejo a pessoa surda igualmente capaz, apenas diferencia do ouvinte por sua língua e outros recursos viso-motora.
A proposta de educação inclusiva vai além da matricula ou de estar em sala de aula ou mesmo no Atendimento Educacional Especializado, pois é preciso ações que se efetive o processo inclusivo, onde não haja separações, mas onde se objetive desenvolver o potencial do aluno respeitando suas especificidades.
É visto nas falas de muitos educadores ao receber alunos surdos a defesa de não estar preparado pelo fato de não saber língua de sinais. Acordamos que o aluno é da escola por isso a necessidade de trabalhar em equipe na busca de práticas educativas para sanar o fracasso escolar que não depende exclusivamente da Língua/comunicação, mas de outros fatores relevantes ao processo ensino-aprendizagem. 

Nenhum comentário: